25 abril 2012

Fidelidade aos Princípios da Palavra de Deus

 Escrito por Luiz Alberto Teixeira Sayão (escritor, tradutor da Bíblia e pastor da IB Nações em São Paulo)

Leitura Bíblica: Romanos 2

A fé cristã é a fé na Palavra. Assim Deus escolheu revelar-se, fazer-se conhecido. Essa prioridade do discurso encontra espaço nas Escrituras. A Bíblia inicia-se dizendo que Deus criou o universo FALANDO. Por diversas vezes, Gênesis 1 traz a frase “e disse Deus”. Mais adiante, em Êxodo, quando Deus quer se revelar ao seu povo, Ele o faz por meio de seu nome. Não temos acesso à imagem divina. Ela não nos é sequer permitida. Nós conhecemos a Deus pelo seu nome!


Prosseguindo pela revelação de Deus ao homem, vemos que a vontade divina revelada chega a nós por meio de um livro. Deus não enviou um quadro nem uma escultura ao homem, nem nos deu uma sinfonia para que pudéssemos conhecê-lo bem. As revelação específica para a humanidade é a Sua Palavra! A Bíblia! Para completar com chave de ouro essa “teologia do discurso”, vemos no Novo Testamento que não é só a revelação escrita de Deus que á a Palavra! O próprio Jesus Cristo, o Deus-homem, encarnado para trazer-nos a salvação eternal, é o Verbo de Deus. Conforme nos ensina o fascinante texto de João 1:14: “O Verbo se fez carne e habito entre nós!”

Essa Palavra divina é por definição delimitadora e orientadora. É um caminho! Por isso, mais do que nunca A COMUNIDADE DA FÉ PRECISA ADEQUAR-SE À PALAVRA. Por que isso é tão importante? A palavra molda o pensamento e dá acesso à realidade. Não temos acesso á realidade sem a mediação as palavras. É falando que apreendemos o mundo, criação do Verbo. Como dizia o estudioso dinamarquês Hjelmeslev, a realidade é um “continum amorfo” recortado pela linguagem, que interpreta o mundo. NÃO PODEMOS CONHECER SEM A LINGUAGEM! Essa comunicação delimitadora dada nas Escrituras define quem somos. Recorta a nossa identidade. O caos existencial de nossos dias é o marasmo da ausência de significado. O não do mandamento e a ordem divina nos dizem quem somos, quem Deus é e em que universo vivemos. Delineiam nossa cosmovisão.

Finalmente, submeter-se com fidelidade à Palavra orientadora e entrar numa caminhada de sabedoria, de domínio saudável do mundo (Adão deu nome aos animais – Gn 2.20) de valorização da vida, de esperança para o futuro, de relações ricas com o próximo (o falar ponderado cura, liberta, reanima, adverte e traz vida). Quando a Palavra divina é acolhida e a ela nos submetemos incondicionalmente, três coisas impressionantes acontecem: surge uma nova identidade, uma nova realidade indescritível, uma descoberta de Deus, de si mesmo e do mundo.

Isso é vida! Surgem, ou melhor, brotam palavras cheias de vida, que curam o coração dos outros. Isso é vida! Surge um silêncio profundo em um coração humano frágil e rebelde, amansado pela Palavra, um silêncio de humilhação, admiração e adoração. Isso é lindo. Não tem explicação. É isso que traz à Palavra verdadeira submissão.

Oremos: 1) Que cada um de nós seja fiel aos princípios da Palavra de Deus; 2) Pelos pregadores e professores da Palavra de Deus; 3) Para que todo o brasileiro seja alcançado pela Palavra de Deus; 4) Para que haja mais crentes dedicados ao ensino da Palavra de Deus; 5) Pelas bases e equipes da Trans Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário