28 maio 2012

Analfabetismo

36º dia
Leitura: 2 Coríntios 4
Texto escrito por Ábia Saldanha Figueiredo do livro "100 dias que impactarão o Brasil"




O profeta Oseias chamou a atenção com uma mensagem urgente! "Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel (...) O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento." Oseias 4: 1 a 6 A.
O Analfabetismo é a incapacidade de ler ou escrever. Algumas de suas causas são o trabalho infantil em classes mais pobres, a dificuldade do acesso à escola, especialmente na zona rural, e a tradição. Segundo o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 9,6% da população a partir de 15 anos analfabeta. Quase 14 milhões de brasileiros ainda não sabem ler nem escrever. A maioria deles no Nordeste (53,3%). A região com menor percentual é a Sul, com 5,1%.

O maior desafio da igreja diante dessa realidade é se mobilizar para ir ao encontro dos analfabetos, tendo a certeza de que encontrará pessoas infelizes, miseráveis e com filhos fora da escola, vivendo como se a educação não fosse um dos seus direitos, mas privilégio de alguns. Essa realidade pode mudar, porque Cristo faz novas todas as coisas. Atender às necessidades dessas pessoas faz parte da missão integral da igreja. Jesus, em sua Grande Comissão (Mateus 28: 19 e 20), ordenou: "Portanto, ide, ensinai todas as nações (...); ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; (...)".

Como aprenderão se não forem alfabetizados? Toda Escola Bíblica Dominical pode ensinar alguém a ler, a escrever e a interpretar o evangelho de Jesus. É necessário transformar o ensino da Bíblia numa escola real. Alunos com caderno e lápis, ouvindo e escrevendo as histórias de Jesus e levando tarefas para casa. A história de muitas vidas mudaria para melhor.

Sugestões para impactar o mundo vencendo o analfabetismo: 1º) Reunir a liderança em oração pedindo sabedoria para a igreja intervir na comunidade; 2º) Diagnosticar o número de analfabetos, analfabetos funcionais (sabem ler, mas não são capazes de interpretar o que leem) ou analfabetos bíblicos (não conhecem a Bíblia porque não a leem); 3º) Orar a Deus para que chame servos que sabem ensinar a ler e que têm tempo, a exemplo dos aposentados, e que mande os recursos necessários ao desenvolvimento do trabalho; 4º) Iniciar o planejamento priorizando as crianças.

Oremos: 1) Para que o analfabetismo seja erradicado do Brasil; 2) Por sabedoria aos governantes para que invistam recursos nisso; 3) Para que as igrejas tenham ações que cooperem para livrar o Brasil do analfabetismo; 4) Para que sejam sensíveis e pacientes com os analfabetos; 5) Para que evangelizemos os analfabetos e os discipulemos dentro de suas limitações.

Seja Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário