13 julho 2012

Como Jesus fala


Hoje de manhã estava lendo a Bíblia (você já leu sua Bíblia hoje?) e notei algumas características de Jesus que muito pode nos ajudar a entender como Ele fala conosco.
Repare no texto de Marcos capítulo 10:

Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era seu costume. Alguns fariseus, querendo conseguir uma prova contra ele, perguntaram:
- De acordo com a nossa Lei, um homem pode mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu com esta pergunta:
- O que foi que Moisés mandou?
Eles responderam:
- Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora.
Então Jesus disse:
- Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês. Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: "Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Apenas neste trecho encontrei 5 características. São elas:

- Jesus é mestre:
No início do texto, vemos que Jesus ensinava as pessoas, e que tinha talento para isso. Ele não fazia distinção entre as pessoas, Ele ensinava a todos.
Okay, isso você já deve estar cansado de saber, mas entende no que isso implica? Vamos ao segundo ponto...

- Jesus te faz raciocinar:
Um bom professor nos faz pensar! Ele não te dá uma resposta pronta, ele te faz analisar. Jesus tinha por prática responder com outra pergunta (Quem ler entenda rsrs), e isso faz com que a pessoa ponha a cabeça para funcionar e não receba tudo de "mão beijada", como estamos sempre querendo receber.

- Jesus te dá o Norte:
Como bom professor que era, Jesus direcionava seu aluno de uma forma que ele conseguisse encontrar a resposta. Ele não diz "O que é que você acha?", Ele te dá um "empurrãozinho" de leve, vamos dizer assim. ("O que é que Moisés diz?")

- Jesus conversa na Palavra:
"O que a Bíblia fala sobre isso?". Jesus citava versículos quando ia explicar alguma coisa. Lembra, por exemplo, quando Ele foi tentado pelo diabo e os dois travaram uma "batalha bíblica" citando passagens da Bíblia? Pois então! Seja um leitor voraz da Palavra de Deus, pois muitas vezes Jesus vai ministrar ao seu coração usando a própria Bíblia.

- Jesus explica o porquê das coisas:
Muitas vezes me fiz a pergunta "Mas por que que isso é assim?", creio que você que está lendo também já se fez essa pergunta. Quando temos dúvida de algo, uma resposta breve não satisfaz nosso questionamento, é preciso saber o porquê das coisas. E Jesus entendia isso. Quando pensamos com Ele a respeito de algo, pode esperar, porque ao final de sua análise Ele vai te explicar.
Não estou dizendo que isso é instantâneo, e nem que Ele vai te explicar tudo; nós nunca iremos descobrir todas as coisas. Às vezes passam-se anos até que você entenda porque tal coisa aconteceu de tal forma. Jesus trabalha com cada pessoa em um tempo diferente.


Espero ter ajudado você com este texto. Se tiver algo a acrescentar deixe um recadinho nos comentários =)

Pri.

4 comentários:

  1. Gostei da análise. Mais do que ler a bíblia, muitas vezes temos que estar com a cabeça e o coração abertos para entendê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Danielle! Precisamos de sensibilidade para entender o que diz a Palavra e recebermos bem a mensagem.
      Obrigada pela visita =) Volte sempre.

      Excluir
  2. Parabéns pela análise, com certeza são dicas preciosas e todas verdadeiras.Que o Senhor te abençoe cada vez mais para que seja capaz, também , de escrever tantos outros ótimos textos como este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, muito obrigada! Amém!
      Que o Senhor possa te abençoar muito também!

      Excluir