23 julho 2012

Crianças e Adolescentes exploradas sexualmente

92º dia
Leitura Bíblica: Hebreus 5
Texto escrito por Gislaine Monteiro Freitas, no livro "100 dias que impactarão o Brasil"

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído após o crime hediondo que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Araceli, oito anos, foi estuprada e morta. Milhares de crianças ainda sofrem o mesmo tipo de violência diariamente. Nem sempre o desfecho traz a morte, mas os danos emocionais sofridos "sepultam" sonhos e alegrias, às vezes por uma vida inteira. O Disque 100 já registrou 66.982 denúncias no país. O Estado com maior número de denúncias é a Bahia, seguidos por São Paulo e Rio de Janeiro.

Lembro-me em especial de uma adolescente, que vou chamar de "Márcia". Quando ela chegou ao REAME sem registro civil, sem nunca ter ido à escola, mas que desde cedo "trabalhava duro" junto com "sua irmã" em atividades de exploração sexual, estremeci com tamanha dor relatada. Deus fez com que "Márcia" fosse adotada. Durante o processo, impressionou-me sua fala: "eu não posso seguir esta vida feliz sabendo que minha irmã vive aquela situação".
Poderíamos ter sentido o senso de "tarefa cumprida" com Márcia, mas se falhássemos numa atitude com sua irmã, talvez ela vivesse o mesmo dilema de Absalão, filho do rei Davi (2 Samuel 13 -  14: 33). Após o incesto realizado entre o meio-irmão Amnom e Tamar, Absalão ficou enfurecido. Quando o rei Davi soube do incesto, não fez absolutamente nada. Isto fez com que Absalão fizesse a pior escolha: matar seu irmão! 
Anos depois, finalmente filho e pai se reencontram, mas o rei Davi apenas beija o filho, sem ao menos mencionar o assunto, que tanto o afligia.

Esta passagem nos desafia a ser neste tempo alguém que não apenas "ora em silêncio", pois Davi aprendeu, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, que o pecado e a falta de atitude com seus filhos, lhe trouxeram consequências terríveis. 
A exploração sexual acontece com os "filhos da nossa terra"... Que Deus nos faça atender o apelo do profeta  Jeremias: "Levanta-te, clama de noite no principio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a Ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas." (Lamentações 2: 19)

Oremos: 1) Que as crianças e adolescentes exploradas sejam amparadas, restauradas e tenham uma nova perspectiva de vida; 2) Pela presença das igrejas mudando essa realidade; 3) Pela transformação das famílias pelo evangelho; 4) Pelos Lares Batistas F. F. Soren, David Gomes e o Reame; 5) Pelas bases e equipes da Trans em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário