16 julho 2012

Paz no trânsito

85º dia
Leitura bíblica: Tito 2
Texto escrito por Vanderlei Batista Martins, no livro "100 dias que impactarão o Brasil"

O trânsito é um espaço correspondente entre duas realidades: onde estamos e aonde queremos chegar. É neste contexto que as pessoas evidenciam a essência de sua natureza e disputam suas aparentes conquistas. Prevalece o egocentrismo, em que o mais atrasado, quer chegar primeiro, vendo apenas o seu lado e sem respeitar as regras estabelecidas.
Vale ressaltar que a legislação do trânsito também tem "mão dupla": há regras a serem cumpridas pelos condutores como também pelos pedestres. Quando cada um faz a sua parte, conviver se torna menos difícil. 
Há também de se considerar o trânsito como uma arena onde possantes veículos são expostos com toda a sua força. Essa força tem sido exibida não apenas nos "pegas" e nos "rachas" realizados nos dias e horas marcados, mas a todo momento, principalmente durante as noites, após as baladas. O que mais tem chamado a atenção de todos é que, aquele que age de forma ilegal, imprudente, irresponsável e até mesmo assassina, geralmente nada sofre. Na maioria das vezes sai ileso, sem graves ferimentos e sem responder pelo crime cometido. Às vítimas e familiares, restam apenas a dor, a revolta e o esquecimento por parte das autoridades competentes.

O trânsito congestionado é um desafio a colocar em prática os ensinamentos do Mestre e o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5: 22). É no trânsito que ocorrem as provocações e irresponsabilidades, mas tais atitudes não podem nos demover do nosso bom procedimento em Cristo (Colossenses 1: 10).
Se a pessoa não tem o conhecimento do evangelho, mas é decente e íntegra, há de agir com postura digna, evidenciando princípios de boa ordem, de conduta honesta e de respeito aos que com ela dividem um espaço no trânsito.

A paz no trânsito deve refletir a paz interior produzida por Cristo na vida daqueles que se rendem ao seu senhorio. Essa paz que "excede a todo entendimento" (Filipenses 4: 7), deve nos projetar para além da animosidade, onde o chegar bem é o mais importante. Também essa paz prende-se ao princípio bíblico descrito em Mateus 7: 12 e ao desafio espiritual de orar pelo país, pelos poderes constituídos, pela produção de leis mais justas e pelo bem-estar do povo brasileiro.
A paz no trânsito deve refletir a ética que o evangelho opera no salvo e o respeito à vida humana.

Oremos: 1) Por um melhor cumprimento das leis do trânsito; 2) Pela vida de cada motorista e prudência no trânsito; 3) Para que o número de acidentes e vítimas do trânsito diminuam no Brasil; 4) Que tenhamos ações evangelísticas objetivando os motoristas; 5) Para que Deus levante 100 mil voluntários para a Trans 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário