04 junho 2012

Povos ribeirinhos da Amazônia

43º dia
Leitura: 2 Coríntios 11
Texto escrito por Pr Donaldo e Marinalva Santos do livro "100 dias que impactarão o Brasil"

Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.
2 Timóteo 2: 1

Os ribeirinhos são pessoas que residem nas proximidades dos vários rios da Amazônia e que formam milhares de comunidades, que sobrevivem da pesca, caça, produção de farinha e colheita do açaí.
Suas casas são de madeira e cobertas de palhas, construídas sobre barrancos. A água chega a bater no piso das casas.

São povos cheios de religiosidade. A maioria das comunidades tem nome de "santos católicos". Os ribeirinhos são devotos a deuses diversos, acreditando nos elementos das águas e das matas, elementos sobrenaturais do universo sagrado e profano do imaginário popular.
Há cerca de 35 mil comunidades e menos de 4% da população é evangélica. Só no Estado do Amazonas são mais de 4 mil comunidades que ainda não têm a presença de nenhuma igreja evangélica.

Na maioria das comunidades ribeirinhas faltam saneamento básico e atendimento médico. Quando muito se tem um agente de saúde. Não existem dentistas. O analfabetismo predomina por conta do clima (seca e cheia dos rios) e pela consequente dificuldade de acesso dos moradores à cidade. O principal meio de transporte é o barco de linha (Recreio).

Há mais de 110 anos os batistas estão na Amazônia, desde a chegada dos missionários Eurico e Ida Nelson, com a missão de pregar o evangelho de Jesus Cristo em todos os lugares, municípios, rios, paranás, igarapés e lagos.
Iniciado em 2008, o Projeto Radical Amazônia nasceu com o objetivo de continuar ganhando esses Povos Ribeirinhos (pessoas esquecidas) para Cristo. O grande desafio é treinar e enviar jovens radicais de 18 a 40 anos para que possam evangelizar, discipular e fazer líderes autóctones.

Precisamos continuar a avançar. Ainda temos muito o que fazer. Como servos, devemos não só proclamar o evangelho da salvação, mas vivê-lo na sua plenitude. Desafiamos você a fazer parte desse Projeto, orando e intercedendo até que o último ribeirinho seja evangelizado em toda a Amazônia.
A Bíblia diz: "Pois não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido" (Atos 4: 20)

Oremos: 1) Pela salvação dos ribeirinhos; 2) Pelos missionários e voluntários do projeto; 3) Pela vinda de mais Radicais; 4) Pela base do Projeto em Manaus - AM; 5) Pelos coordenadores da Trans em 2012

2 comentários:

  1. Eu estive a frente da oração na igreja, sobre os povos ribeirinhos da Amazônia, confesso que só fiquei a par da situação quando li o texto escrito pelo Pr Donaldo e Marinalva Santos do livro 100 dias que impactarão o Brasil. Eu, como outros irmãos, não sabiamos de como é a situação do povo do Norte, mais de 4 mil comunidades que não têm a presença de nenhuma igreja evangélica, fora as situações precárias que eles vivem. Vimos que não é só na África que precisa de ajuda missionária, e entre outras coisas, mas no nosso próprio País, tão rico e pobre ao mesmo tempo. E mais do que saúde, alimentação e educação, eles precisam de salvação em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito bacana seu comentário, legal ver como a sua igreja está se envolvendo na campanha.
      Eu também não tinha conhecimento sobre a situação desses povos do Norte, acho que é comum pensar que, sendo nosso país livre religiosamente, em todo lugar deve haver uma igreja cristã; mas não é bem assim.
      Verdade, eles também precisam da graça do Pai.

      Excluir