27 junho 2012

Como tudo começou

(Textinho para culto infantil)

Sabe quando você faz um desenho e gosta muito, muito, muito dele? Você costuma olhar para o desenho toda hora. Chega até a mostrar seu desenho a todos os seus amigos. Você se orgulha muito daquilo que fez. E acaba amando sua criação. Foi assim com um amigo meu.
Ele estava inspirado e muitíssimo feliz no dia. Aí resolveu fazer algo diferente de tudo que já havia feito. Seus amigos estavam até curiosos para saber no que tanto ele trabalhava.
Seria sua obra mais importante, resolveu ele. E assim foi. Depois de um dia de trabalho, rabisca ali, molda daqui, conserta dali, e, pluft, Deus criou Adão. O primeiro ser humano. Nem preciso dizer o quão maravilhado Ele ficou. Acho até que tinha no rosto um sorriso que ia de orelha a orelha.
Ele se apaixonou profundamente por sua criação. Tanto é que criou Eva, um exemplar feminino de sua obra, e disse aos seus amigos "não é bom que o homem viva só, farei alguém que te ajude, como se fosse sua outra metade." Além de bom desenhista e escultor, era também um romântico!
Deus criou o mundo e colocou o homem e a mulher num lindo jardim, e eles ficaram morando ali por muito tempo, felizes da vida.
Só que no meio do jardim tinha uma árvore. Deus tinha dito a Adão que eles poderiam comer de todas as árvores, menos dela, porque sua fruta produzia morte.
E no jardim vivia um animal muito esperto; a cobra. E a cobra tinha inveja de Deus, e detestava Adão e Eva e tudo o que Deus tinha feito. Então um dia, a cobra, que era um bicho muito bonito na época, estava se enroscando numa árvore quando falou a Eva, que estava passando por ali: 


“É verdade que vocês não podem comer fruta de nenhuma árvore?” e Eva respondeu: “Não, nós podemos comer todas as frutas, menos a da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se comermos dela, nós morreremos.”. Mas a cobra, que já vinha planejando um jeito de deixar Deus triste, disse a mulher: “Vocês não vão morrer coisa nenhuma! Deus disse isso porque se vocês comerem dessa árvore vocês terão conhecimento do bem e do mal, e serão iguais a Deus!”
Então Eva olhou bem pra árvore, olhou pra cobra, olhou pra árvore de novo, e pensou que seria legal ter conhecimento das coisas. Ela esticou a mão e pegou a fruta. Deu uma bela mordida, achou o gosto bom, e deu a fruta ao seu marido também, Adão.
De tardinha, Deus chegou ao jardim. Ele sempre ia lá para conversar e passear com Adão e Eva. Ele percebeu que estava tudo quietinho e não viu nenhum dos dois. Aí resolveu chamá-los “Onde vocês estão?”. O homem respondeu de trás de uma árvore “Eu ouvi sua voz quando estava passeando no jardim, e fiquei com medo”.
Então... o coração de Deus se encheu de tristeza. Ele viu que Adão e Eva tinham desobedecido, tinham comido a fruta que não era para comerem. E a desobediência é errado, é pecado, e Deus não gosta do pecado, Ele fica muito triste com a gente.

Deus teve que expulsar o homem e a mulher do jardim do Éden, onde moravam. Aí Ele pensou “Como posso fazer para eles voltarem a serem meus amigos?”, Ele pensou isso porque quando a pessoa peca, ela se afasta de Deus, ela deixa de ser amiga de Deus.
E Ele continuou pensando “Eu amo tanto eles, não vou aguentar de saudade se eles ficarem longe de mim tanto tempo!”. De repente Deus teve uma ideia brilhante! “Já sei!” Ele disse “Só existe uma forma de meus amigos ficarem livres da mancha do pecado! Uma única forma de eles voltarem para mim!”
Aí Deus foi embora para sua casa pensando na sua nova ideia.

Muitos e muitos anos se passaram. Deus olhou em seu enorme relógio e disse para todos os anjos que estavam em sua casa “É agora! Vou mandar meu único filho ao mundo para que ele salve meus amigos!”. Então Deus olhou para o mundo e escolheu uma adolescente chamada Maria e disse que ela iria ter um bebezinho, e que o nome dele seria Jesus.
Jesus cresceu e começou a falar do amor de Deus pelas pessoas. Ele, como era filho de Deus, também curava aqueles que estavam doentes, e fazia coisas incríveis como andar em cima das águas, fazer o vento parar de soprar, e, o mais maravilhoso, ele perdoava pecados! Nenhuma pessoa, no mundo inteiro, tinha esse poder.
Vocês lembram que Deus ficou triste quando Adão e Eva desobedeceram? Então! Mas se seus pecados são perdoados, vocês podem ser amigos de Deus de novo! E foi isso que aconteceu!
  Só que tinha gente que não gostava de Jesus, e que não queria que as pessoas fossem amigas de Deus. Essas pessoas deram um jeito de prender Jesus, e pior, o mataram. Eles pegaram Jesus e o crucificaram. Sabem o que é isso? É pregar uma pessoa numa cruz de madeira. Assim, de braços abertos.
 Jesus sofreu muito antes de morrer, mas ele fez isso porque te ama!

Jesus sabia do plano todo. Deus, seu pai, já tinha contado para ele. E mesmo sabendo que iria doer, mesmo sabendo que iam machucá-lo, Jesus aceitou fazer parte do plano.
Só uma pessoa sem pecado poderia salvar o mundo. Jesus é única pessoa no mundo inteiro que nunca deixou Deus triste por causa de pecado. Ele foi o preço que Deus pagou para que hoje a gente pudesse voltar a ser amigo de Deus.

Vou explicar melhor... Sabe quando você vai à padaria e quer comprar bala? Você entrega um dinheiro a alguém e ele te dá a bala. Nesse caso, foi mais ou menos assim. Faz de conta que nós somos a bala que Deus queria comprar, mas nós somos tão especiais que dinheiro nenhum consegue pagar, de tão alto que é o nosso valor. Aí entra o plano de Deus! Jesus, o filho de Deus, poderia nos comprar. Então ele deu sua própria vida para que a gente ficasse livre do mal, livre do pecado que nos afastava de Deus.

Jesus morreu, mas ao terceiro dia ele ressuscitou, ele venceu a morte, porque é o filho de Deus. Agora, através de Jesus, nós também viramos filhos de Deus, e ele quer que um dia a gente more com ele, lá no céu, porque Jesus prometeu voltar para nos buscar. E Deus nos ama tanto que está arrumando nossa casinha lá no céu.
Eu quero ter uma casinha lá no céu, você também quer? Para isso você tem que se tornar amigo de Deus. “E como faz isso?” Assim como Deus quer que você more com ele no céu, você tem que pedir para o filho dele, Jesus, morar em seu coração. Tem que acreditar que ele veio ao mundo para nos salvar e que morreu, e ressuscitou, para nos livrar dos pecados.
Você quer ser amigo de Deus? Então feche os olhos e converse com ele. 

Exemplo de oração:
Senhor Deus, obrigado por este dia. Obrigado pela minha família, e obrigado pelos meus amigos. Agora, eu gostaria de pedir que você se tornasse meu amigo também. Hoje eu descobri que você me ama e que seu filho Jesus morreu na cruz para me salvar. Eu também te peço para morar em meu coração, e que esteja sempre comigo. Em nome de Jesus, amém. 


Pri

2 comentários:

  1. Achei maravilhosa a história e o jeito que foi contada é divino. Parabéns Pri, vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dê! Ebaaa, que bom que gostou! Obrigada.
      Escrevi este texto para fazer um culto infantil aqui em casa =)

      Excluir